DICAS DE TECNOLOGIA

O QUE É E COMO FUNCIONA O IP FIXO

O QUE É IP?

Todos os dispositivos conectados à internet possuem um código (um número). Esse código é chamado IP (Internet Protocol).

Os computadores têm dois IPs diferentes. Um é o código da sua rede interna e o outro é atribuído pela sua operadora e vinculado ao seu modem, fixo ou não, e será o endereço da sua rede na internet.

Os IPs se apresentam em duas versões: IPV4 e IPV6. Na prática, as versões indicam a quantidade de endereços diferentes em que é possível desmembrar. A versão 6 é a evolução da versão 4 que era bem mais limitada.

Os IPs ainda podem ser divididos em dinâmicos ou fixos.

IP DINÂMICO

IP Dinâmico significa que sempre que o computador se conectar à rede ele poderá receber um endereço (código) diferente. A maior parte das conexões é realizada através desse tipo de IP.

Ter um IP dinâmico, em certas situações, pode ser bem vantajoso. Para redes internas sem muitos equipamentos de segurança ou menos configurações, é mais difícil o acesso por hackers, já que o código é mutável.

IP FIXO

Já com IP Fixo o endereço será sempre o mesmo, ou seja, sempre que o dispositivo se conectar à rede será com o mesmo protocolo.

É necessário TER um IP fixo para acessat um computador remotamente. Se você tiver outros dispositivos conectados à internet, como câmeras de segurança, é importante o uso do IP Fixo, assim não terá que “disputar” os IPs designados pela rede. Além disso é mais fácil para acessar esses computadores e câmeras.

Você precisa de IP estático na sua rede doméstica?

Isso depende de alguns fatores, mas, em geral, se você tem muita coisa conectada no mesmo roteador e gostaria de privilegiar o acesso de alguns dispositivos como câmeras e computadores, definir IPs estáticos é sempre uma boa política. Consoles de videogame e PCs usados para downloads e jogos multiplayer, por exemplo, se beneficiam de forma sensível de IPs estáticos e de encaminhamento de portas.

IP FIXO OU DINÂMICO?

IP DINÂMICO

Endereço Mutável

A cada acesso o dispositivo altera o protocolo (endereço) de forma automática

Praticidade

Não depende de conhecimentos avançados para configuração.

Mais Segurança

A cada conexão seu IP muda, dificultado o trabalho de hacker que queiram invadir sua rede.

IP FIXO

Endereço Estático

O endereço não altera a cada acesso. A não ser que seja realizado manualmente, o IP será sempre o mesmo.

Acesso Remoto

Possibilidade de hospedar servidores, crias VPNs (redes privadas), acessar dispositivos como computadores ou câmeras de segurança.

Mais Facilidade

Mais fáceis de serem gerenciados (facilita controlar o tráfego da Internet e atribuir acessos a determinados usuários com base na identificação do endereço IP)